segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

E O "X" DA QUESTÃO???

O "X" da questão Muitos de vocês podem estar se perguntando o que fazer neste momento que a tão esperada aparovação não ocorreu, ou ainda mesmo a espera de outros listões qua ainda não foram liberados. Enquanto esta espera continua ou mesmo é chegada a hora de pensar nas decisões para o ano, acredito que seria bom pensar em alguns pontos como estes: viajar para outras cidades em busca de aprovação no vestibular ou permanecer por aqui a espera do processo seletivo de inverno. Questões, que imagino devem passar pela cabeça de muitos de vocês. Mas o "X" da questão é, será que vale a pena tanta correria e até uma mudança de vida radical em busca da tão sonhada aprovação no curso que você escolheu? Usar de bom-senso nesses momentos é a melhor forma de encontrar a resposta. Converse com a sua família e veja as possibilidades que você tem. Sei que a maioria tem como meta passar numa universidade federal, mas lembre-se que talvez você possa ir cursando uma área de interesse em uma universidade privada. A questão financeira pesa bastante, mas nada que vá impedi-lo de buscar outras possibilidades, como uma bolsa ou crédito educativo. Muitas pessoas começam dessa forma. Além disso, durante o curso existe a chance de realizar monitoria e as bolsas de iniciação científica, onde além de você crescer na área escolhida, recebe uma bolsa-auxílio. Você é jovem e tem mil possibilidades pela frente. Seja criativo! O importante é não ficar parado no tempo e no espaço. E, se decidir esperar até janeiro de 2009 para ir atrás daquela vaga, lembre-se que, nesse meio tempo, acumulou conhecimento, conheceu novos amigos, trocou experiências e estará mais maduro para decidir se é mesmo isso que você quer. Não se afobe!

2 comentários:

  1. Bem lembrado Julio. Os alunos que não foram aprovados não podem esquecer, também, que em agosto tem mais uma prova do ENEM. Se não deu na UFRGS podes estudar numa universidade privada gratuitamente.

    P.S.: gostei do novo formato do blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinho
    Sabemos que além da parte técnica, ou seja, matéria a ser vencida, dicas, etc devemos nos preocupar com o lado emocional dos alunos e este está relacionado diretamente a sua ansiedade, dúvidas, emoções, medos e até mesmo lidar com a imposição que está dentro de casa imposta pelos pais... tipo, porque tu não faz para isto? etc... logo, devemos também fazer um trabalho onde o aluno se sinta tranquilo e a vontade para escolher seu curso de graduação... abraços...

    ResponderExcluir