MINHAS PÁGINAS

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PAISAGEM

Paisagem - Paisagem – sinonimo de uma extensão da superfície terrestre que é oferecida á vista,Todos os sentidos estão ao serviço da percepção da paisagem embora a visãoSeja aquele que mais nos identifica em primeiro lugar a paisagem.O conceito paisagem alterou a forma de ver o mundo dando noção de novos conceitoscomo: Perspectiva – modo de ver Percepção – noção das distancias (domínio sobre o território) Racionalidade – reconhecimento na ordem de ver as coisas no espaço Ausência de paisagem - Arte gótica europeia Aparecimento da paisagem – renascimento Transformação do conceito de paisagem – modernismo - Paisagem e a geografia – Objecto de estudo da geografia (desde a primeira metade doséculo XX), O geógrafo encontra na paisagem uma síntese dasrelações entre a cultura e a natureza ou humanidade e meio físico,junta a geografia física e a humana. - Novas dimensões da paisagem:Como quadro de vida – organização espacialComo património Como recurso – produto (recurso económico Como valor de identidade – mobilizamo-nos dependendo do ambiente porquenos identificamos com a paisagem. - Os transportes e a paisagem – Os transportes em geral e o comboio em particular veio trazer um outro factor ao modo como olhamos a paisagem, a velocidade. Perspectivas antes estáticas e focadas são agora dinâmicas e desfocadas originando varias perspectivas causando novas formas de ver e organizar o espaço. O comboio é também um agente transformador da paisagem.O avião proporciona uma perspectiva zenital (de cima para baixo) e uma nova forma de olhar a ordenação ou não dos territórios.O automóvel permite ter uma perspectiva alargada, pormenorizada, e rápida do campo de pesquisa, bem como a possibilidade de ver infinitas paisagens proporcionando o individualismo e está ao alcance de mais pessoas. Também o automóvel como agente modificador da paisagem devido a criação de estradas e sinais entre outros.- A paisagem multi-sensorial – Visual, olfactiva, auditiva, táctil O LUGAR Como é que um espaço se transforma em lugar? - Os lugares têm nome, significado, identidade e memória. O LUGAR- LOCALIZAÇÃO Posição e situaçãoLocalização ( posição + situação) – coordenadas, distâncias tempo e custo, proximidade. O lugar - diferentes escalas , diferentes perspectivas de observação. Escolhas e práticas espaciais: • Consumo• Lazer• Habitação• Estudo/trabalho• FériasO LUGAR - ESPAÇO RELACIONAL Relações de vizinhançaRelações familiares Relações Afectivas O LUGAR IDENTIDADE Relação das pessoas com os lugares: PertençaAcolhimentoBem-estar As marcas (referências) dos lugares - Monumentos- Rios, montanhas-Praças- Empresas O LUGAR – MEMÓRIA • A espessura temporal de um lugar • As camadas geológicas e as camadas históricas • A memória individual, memória colectiva e a memória histórica • A reconstrução das memórias O LUGAR SIGNIFICADO • Localizações• Referentes espaciais• Significados O LUGAR NO MUNDO E COMO O MUNDO ESTÁ REPRESENTADO EM CADA LUGAR. Através de sucessos desportivos, a Coca-Cola símbolo mundial. Bagdad alvo de milhares de bombas, Londres sucesso e prosperidade. O NÃO LUGAREspaços que pouco representam na vida de cada um, transportes, aeroportos, vias rápidas) são normalmente locais de passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário