GRUPO DE ESTUDO TRABALHANDO A NOVA GEOGRAFIA... A GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES E DO ENTENDIMENTO.
MINHAS PÁGINAS
▼
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
PAISAGEM
Paisagem
- Paisagem – sinonimo de uma extensão da superfície terrestre que é oferecida á vista,Todos os sentidos estão ao serviço da percepção da paisagem embora a visãoSeja aquele que mais nos identifica em primeiro lugar a paisagem.O conceito paisagem alterou a forma de ver o mundo dando noção de novos conceitoscomo:
Perspectiva – modo de ver
Percepção – noção das distancias (domínio sobre o território)
Racionalidade – reconhecimento na ordem de ver as coisas no espaço
Ausência de paisagem - Arte gótica europeia
Aparecimento da paisagem – renascimento
Transformação do conceito de paisagem – modernismo
- Paisagem e a geografia – Objecto de estudo da geografia (desde a primeira metade doséculo XX), O geógrafo encontra na paisagem uma síntese dasrelações entre a cultura e a natureza ou humanidade e meio físico,junta a geografia física e a humana.
- Novas dimensões da paisagem:Como quadro de vida – organização espacialComo património
Como recurso – produto (recurso económico
Como valor de identidade – mobilizamo-nos dependendo do ambiente porquenos identificamos com a paisagem.
- Os transportes e a paisagem – Os transportes em geral e o comboio em particular veio trazer um outro factor ao modo como olhamos a paisagem, a velocidade. Perspectivas antes estáticas e focadas são agora dinâmicas e desfocadas originando varias perspectivas causando novas formas de ver e organizar o espaço. O comboio é também um agente transformador da paisagem.O avião proporciona uma perspectiva zenital (de cima para baixo) e uma nova forma de olhar a ordenação ou não dos territórios.O automóvel permite ter uma perspectiva alargada, pormenorizada, e rápida do campo de pesquisa, bem como a possibilidade de ver infinitas paisagens proporcionando o individualismo e está ao alcance de mais pessoas. Também o automóvel como agente modificador da paisagem devido a criação de estradas e sinais entre outros.- A paisagem multi-sensorial – Visual, olfactiva, auditiva, táctil
O LUGAR
Como é que um espaço se transforma em lugar?
- Os lugares têm nome, significado, identidade e memória.
O LUGAR- LOCALIZAÇÃO
Posição e situaçãoLocalização ( posição + situação) – coordenadas, distâncias tempo e custo, proximidade.
O lugar - diferentes escalas , diferentes perspectivas de observação.
Escolhas e práticas espaciais:
• Consumo• Lazer• Habitação• Estudo/trabalho• FériasO LUGAR - ESPAÇO RELACIONAL
Relações de vizinhançaRelações familiares
Relações Afectivas
O LUGAR IDENTIDADE
Relação das pessoas com os lugares:
PertençaAcolhimentoBem-estar
As marcas (referências) dos lugares
- Monumentos- Rios, montanhas-Praças- Empresas
O LUGAR – MEMÓRIA
• A espessura temporal de um lugar
• As camadas geológicas e as camadas históricas
• A memória individual, memória colectiva e a memória histórica
• A reconstrução das memórias
O LUGAR SIGNIFICADO
• Localizações• Referentes espaciais• Significados
O LUGAR NO MUNDO E COMO O MUNDO ESTÁ REPRESENTADO EM CADA LUGAR.
Através de sucessos desportivos, a Coca-Cola símbolo mundial. Bagdad alvo de milhares de bombas, Londres sucesso e prosperidade.
O NÃO LUGAREspaços que pouco representam na vida de cada um, transportes, aeroportos, vias rápidas) são normalmente locais de passagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário