GRUPO DE ESTUDO TRABALHANDO A NOVA GEOGRAFIA... A GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES E DO ENTENDIMENTO.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
NOVO ENEM
Como vai funcionar o novo Enem
Entenda o novo vestibular
- Com a nota do Enem, o candidato irá se inscrever em um sistema online do MEC, listando até cinco opções de cursos e universidades por ordem de prioridade.
- O sistema vai favorecer a primeira opção do candidato, mas dependerá da pontuação no exame e das vagas.
- Pelo período de um mês, o estudante poderá monitorar diariamente a concorrência para os cursos escolhidos e alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.
Suas dúvidas
- O Enem será aplicado em um sábado. Com isso, estudantes adventistas seriam excluídos, pois não fazemos provas aos sábados. Como a Constituição prevê que ninguém deve ser discriminado ou excluído de concursos públicos por motivo de crença religiosa, como isso será resolvido?
Jessica Goes Coimbra,
por e-mail
Jessica, a questão das religiões que guardam os sábados ainda não está definida. Conforme o MEC, a informação deverá ser divulgada quando forem finalizados os detalhes do projeto básico de aplicação do exame.
- Estou me preparando para o vestibular do UFRGS. Se em julho a universidade decidir aderir ao Enem em 2010, como vai funcionar?
Daniela Kich
Porto Alegre (RS)
Daniela, técnicos da UFRGS estão estudando o assunto. Eles devem sugerir para votação do conselho da universidade (formado por professores, alunos e funcionários) um percentual da nota para ser substituído pelo Enem. Assim, o aluno que tem uma boa nota no exame do MEC faz o vestibular da UFRGS e informa que deseja aproveitar a nota do Enem. A universidade então faz o cálculo, para ver se a substituição (de uma parte da nota) será vantajosa para o candidato. Em caso positivo, o estudante terá o aproveitamento. Assim, é o processo que já ocorre na UFPel com o atual Enem. A reitoria deverá levar uma proposta parecida ao seu conselho superior nas próximas semanas.
- O ProUni vale para universidade federal? Quando será a inscrição para o Enem e para o ProUni?
Daniel Dornelles Rodrigues
Santa Maria (RS)
Daniel, o ProUni é um programa que oferece bolsas de estudo em universidades privadas. Para obter o benefício, é preciso fazer o Enem, pois é por meio da nota que o MEC distribui as vagas para quem não pode pagar a mensalidade e comprova a situação socioeconômica. Este ano, um novo Enem está sendo preparado. A prova será aplicada em outubro. Ela continuará valendo para o ProUni e poderá ser usada pelas universidades federais para substituir o vestibular tradicional ou como parte do processo de seleção. Os prazos de inscrição ainda não foram divulgados.
- Como farão as pessoas que saíram do colégio há mais tempo e nunca fizeram o Enem? E o ProUni?
Francieli Ferrari
São Paulo (SP)
Francieli, nada impede a preparação para o Enem. Este ano, além da experiência e da capacidade de reflexão, o exame vai exigir mais conteúdo do Ensino Médio. Então, o jeito é rever a matéria e estudar, apostando em habilidades como a interpretação. Não foi anunciada nenhuma mudança nas regras do ProUni, programa do governo federal que distribui vagas em instituições privadas, no qual o candidato concorre com a nota do Enem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
queria saber se com a refomulação da prova do enem,a redação continuará valendo a metade da nota final do exame,mesmo com a proposta de duzentas questões,
ResponderExcluir