GRUPO DE ESTUDO TRABALHANDO A NOVA GEOGRAFIA... A GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES E DO ENTENDIMENTO.
MINHAS PÁGINAS
▼
quinta-feira, 30 de julho de 2009
06 NOVOS CURSOS APROVADOS UFRGS...
Federal do Rio Grande do Sul aprova seis novos cursos
Expansão da universidade em 2010 prevê também novas vagas em cursos já existentes
Previsto para ficar pronto em agosto, o próximo edital de vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deverá trazer pelo menos seis novas opções de cursos aos estudantes. As graduações foram aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e deverão ser ratificadas no Conselho Universitário. Também constará do concurso de 2010 a reestruturação de cursos, entre eles os de Química e de Física.
Estão na lista dos novos cursos da UFRGS os bacharelados em História da Arte, no Instituto de Artes, Engenharia Física, do Instituto de Física, e Biotecnologia, criado pelo Instituto de Biociências. Há duas semanas, a universidade também havia aprovado a criação das graduações em Serviço Social, Políticas Públicas e Tecnologia em Química Analítica.
Um novo encontro do Cepe deverá ocorrer no dia 5 para a análise final sobre a ampliação de vagas em cursos como o de História, que prevê mais 25 vagas. A decisão ainda precisa ser aprovada por representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
– Pedimos mais uns dias para poder avaliar melhor o projeto e verificar se há mesmo condições físicas e humanas para atender aos novos alunos – diz Glauco Araújo, coordenador-geral do DCE.
Conforme o estudante, a reestruturação da UFRGS em alguns cursos é tão importante como a sua expansão. E o trabalho está sendo feito. Um exemplo já aprovado é a modificação do curso de Física que, a partir do próximo vestibular, vai oferecer quatro diferentes formas de ingressos: Pesquisa Básica, Física Computacional, Materiais e Nanotecnologia e Astrofísica. Assim, o estudante de Física terá a habilitação desde o primeiro dia de aula.
O processo contrário está sendo promovido na Química. Para o departamento, os estudantes devem ingressar no curso e depois escolher se querem sair como tecnólogo (em três anos de curso), como bacharéis ou como químicos industriais. As três opções vão dividir as vagas depois do ingresso de 2009.
Outra novidade para atender aos alunos é a ampliação de vagas noturnas, uma necessidade antiga. Entre as opções já aprovadas está o curso de Odontologia. O crescimento da UFRGS faz parte do plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário