GRUPO DE ESTUDO TRABALHANDO A NOVA GEOGRAFIA... A GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES E DO ENTENDIMENTO.
MINHAS PÁGINAS
▼
quinta-feira, 16 de julho de 2009
PASSOS PARA O NOVO ENEM...
Estudantes têm até amanhã para se inscrever no exame que substituirá o vestibular no país
Até as 23h59min de amanhã, os estudantes poderão garantir a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para evitar problemas de congestionamentos na internet, a dica é acessar com antecedência a rede (www.enem.inep.gov.br/inscricao), já que prazo não será prorrogado segundo o Ministério da Educação (MEC). Até agora, mais de 3,2 milhões estão inscritos para fazer o teste que substituirá o vestibular em boa parte das universidades e institutos federais do país.
Com a participação no novo exame, será possível ainda concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece vagas em instituições privadas, obter o certificado do Ensino Médio e ter uma nota para ajudar em processos seletivos de universidades públicas e particulares. Os documentos exigidos para preencher o formulário são identidade e CPF, além de uma taxa de R$ 35 para quem não está isento (veja box).
As inscrições para o Enem começaram no dia 15 de junho. O sistema, que funciona 24 horas, não ficou um minuto sem receber inscrições, segundo o MEC. Até agora, apenas São Paulo teria registrado problemas de acesso. Conforme o governo, a dificuldade foi causada por provedores de internet locais. Ontem, às 14h36min, Zero Hora testou o site e pode realizar a inscrição em menos de cinco minutos.
Inscrita desde o primeiro dia, Kariny Zencke da Silva, 18 anos, só pensa em se sair bem na prova. Para ela, o Enem se tornou o principal objetivo.
– Vou para o meu terceiro vestibular para Medicina, e o exame se tornou a única alternativa para eu ingressar em uma das faculdades em que tentarei uma vaga. Com isso, tive de buscar um estudo específico, um curso só para enfrentar o exame. Não teve jeito – diz a estudante.
Para enfrentar as 180 questões, nos dias 3 e 4 de outubro, Kariny, que mora em Canoas, pega o trem diariamente para estudar na Capital e não descuida do estudo em casa. São pelo menos oito horas de concentração por dia.
– O que eu sei do Ensino Médio bastaria para fazer o Enem, mas é bom treinar esse novo jeito de interpretar as questões que vão se apresentar para nós – disse.
A dica do MEC
- Para evitar possíveis congestionamentos na internet, o mais indicado é fugir dos horários de pico (das 12h às 14h e das 17h às 18h).
- Caso o estudante tiver problema no acesso ao site do MEC, deve procurar outra alternativa de rede, trocando o provedor. Se tiver em casa, deve procurar uma lan house ou a escola.
- Candidatos sem acesso à internet podem utilizar computadores da UFRGS, na Rua Ramiro Barcelos, 2.574, em Porto Alegre, das 9h às 13h e das 13h30min às 17h30min.
Como fazer a inscrição
1) Tenha o CPF e a identidade em mãos
2) Acesse o site www.enem.inep.gov.br/inscricao
3) Preencha o cadastro de inscrição e as informações solicitadas e envie os dados
4) O estudante isento da taxa de inscrição (concluintes do Ensino Médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas de ensino) deverá imprimir o comprovante de inscrição
5) Quem estuda em escola privada ou já concluiu o Ensino Médio deverá imprimir o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência bancária no valor de R$ 35 ou solicitar isenção de taxa
6) A efetivação da inscrição ocorrerá após o recebimento pelo Inep do pagamento enviado pelo Banco do Brasil, o que poderá levar até 3 dias.
O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO
- A comprovação da inscrição dos participantes estará disponível no site www.enem.inep.gov.br/inscricao até o dia 24 de julho após a confirmação pagamento da taxa. É de inteira responsabilidade do inscrito a obtenção e a guarda do comprovante da inscrição, sem o qual ele não poderá participar do exame.
CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO
- Os inscritos receberão pelos Correios, até o dia 25 de setembro, o manual do candidato, com informações sobre prova, conteúdo programático e critérios de avaliação, além de questionário socioeconômico, que deve ser entregue respondido no dia da prova. O candidato também irá receber um cartão de confirmação da inscrição, com o local de prova, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o cartão até o dia 25 de setembro, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página do MEC.
A PROVA
- Será aplicada em 1.826 municípios brasileiros, em 3 e 4 de outubro:
Sábado, dia 3, das 13h às 17h30min
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias (90 questões)
Domingo, dia 4, as 13h às 18h30min
Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (90 questões) e Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário