GRUPO DE ESTUDO TRABALHANDO A NOVA GEOGRAFIA... A GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES E DO ENTENDIMENTO.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
UFSM ABRE INSCRIÇÕES...
UFSM abre inscrições para as provas de verão
Haverá um curso novo em disputa: Música e Tecnologia
LUIZ ROESE | luiz.roese@diariosm.com.br
A partir das 8h desta segunda, os interessados em conseguir uma vaga para estudar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – pelo menos aqueles que já concluíram o Ensino Médio – terão de escolher a resposta certa no momento da inscrição, cinco meses antes das provas.
Se houver interesse em participar de um concurso nos moldes tradicionais – com três dias de questões objetivas e uma redação, de 5 a 7 de janeiro de 2011 –, a alternativa correta é o processo seletivo único. Mas, se a vontade for de concorrer em uma seleção semelhante ao Peies, no qual o candidato faria somente uma prova em janeiro relativa aos conteúdos do 1º ano do Ensino Médio e deixaria as outras para adiante, a opção certa é o processo seletivo seriado.
Esse dilema é a grande novidade do Vestibular 2011 da UFSM, que receberá inscrições até 10 de setembro, somente pela internet. Vale lembrar que, tanto no processo único quanto no seriado, poderá concorrer a uma vaga qualquer pessoa que tiver concluído o Ensino Médio ou está em vias de terminá-lo. Quem ainda estiver estudando no 1º ou no 2° ano terá de escolher o seriado.
O candidato até pode fazer uma inscrição para o processo seletivo único e pagar os R$ 75 da taxa e outra para o seriado, tirando mais R$ 35 da carteira. Mas isso só adia a escolha para 5 de janeiro, primeiro dia de provas, quando ele terá de optar por uma das duas modalidades, pois elas ocorrerão em locais diferentes.
Outra estreia para o vestibular é a necessidade de o candidato ter um CPF. Para os candidatos da modalidade única, a inscrição também pedirá mais uma informação: o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Mas isso só vale para aqueles que desejam utilizar a nota dele na segunda etapa de seleção do vestibular.
Cotas – É também na inscrição que o vestibulando deve informar se é cotista afro-brasileiro, com deficiência ou necessidades especiais, indígena ou estudante de escola pública (confira as exigências no quadro). Como se não bastassem todas as opções anteriores, o vestibular ainda dá a chance de escolha entre 22 cidades para fazer a prova.
Se a inscrição para a UFSM for um martírio para os indecisos, então o que se pode dizer das opções de cursos disponíveis? Estarão em jogo 2.899 vagas em 82 graduações, só em Santa Maria. Ainda serão oito cursos (316 vagas) em Frederico Westphalen e outros sete em Palmeira das Missões (285 vagas). O total de oportunidades neste concurso é de 3,5 mil. A única novidade é o curso de Música e Tecnologia – Bacharelado, que terá 10 vagas em Santa Maria.
Com tantas decisões a tomar, muita calma nesta hora. Até porque a escolha mais difícil ainda virá em janeiro, quando o ingresso no Ensino Superior poderá ser decidido entre as cinco alternativas contidas em cada questão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário