GRUPO DE ESTUDO TRABALHANDO A NOVA GEOGRAFIA... A GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES E DO ENTENDIMENTO.
MINHAS PÁGINAS
▼
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
DESVENDE A PROVA DO ENEM...
Assuntos do dia a dia dominam a prova do Enem, que ocorre nos dias 6 e 7 de novembro
As compras no supermercado, o jogo de xadrez, o desmatamento da Amazônia, a resolução de uma câmera digital. Esses temas têm algo em comum, talvez nem tão evidente: todos foram usados em questões de provas de matemática do Enem. Em vez de exigir a decoreba de dezenas de fórmulas – o que assusta e repele muitos estudantes –, a proposta do exame é pedir que o aluno domine o conhecimento matemático necessário para assuntos do dia a dia, como os citados acima – o que implica interpretar e entender regras básicas, e não simplesmente decorar.– As questões descrevem histórias em que a pessoa possa aplicar o que aprendeu na prática – explica a professora de matemática Nara Regina Ribeiro da Silva, do Grupo Unificado.
Cuidado para não demorar muito na leitura das questões
Por isso, alguns conteúdos recorrentes no cotidiano aparecem com mais frequência nas provas, como percentagem,teoria das probabilidades e as geometrias plana e espacial. Professor de matemática do colégio Leonardo da Vinci, na Capital, Gilson Tietbohl Rodrigues aponta que saber analisar gráficos é fundamental para a resolução do teste. Uma forma de se sair bem nesta parte do Enem, indica ele, pode parecer estranha inicialmente: ler muito, especialmente jornais e revistas.Essa estratégia é bem conhecida de Bruno Goldani, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Rodrigo Alves, em Cachoeirinha. Os impressos são grandes aliados em sua luta por uma vaga no curso de Medicina. Para a prova de matemática, ele recomenda a leitura, especialmente, das páginas de economia – onde pode-se encontrar, por exemplo, reportagens sobre a inflação brasileira, tema da primeira questão da prova cancelada de matemática do Enem no ano passado. O exercício de aprendizado é tentar entender o que significam os números citados e de onde eles vêm. E os professores fazem um alerta: como a prova é contextualizada, os alunos acabam demorando muito para ler as questões, geralmente bastante longas.Mesmo que o tempo gasto com a resolução seja menor, já que os cálculos exigidos são mais simples, o teste se torna bastante cansativo.– O aluno precisa ser objetivo e saber administrar o tempo – aconselha Nara.
Treine e cronometre
A prova de matemática é muito cansativa. São 45 questões, juntamente com as 45 de Linguagens, Códigos e suasTecnologias e a redação – tudo para ser feito em cinco horas e meia. A professora Nara Regina Ribeiro da Silva, do Grupo Unificado, diz ser essencial que o aluno simule a aplicação da prova, tentando responder todas as questões dos últimos testes do Enem nas cinco horas e meia. Assim, o estudante saberá, em média, quantotempo poderá gastar em cada pergunta. Caso contrário, a possibilidade é muito grande de não terminar a prova no período determinado.
Preciso decorar fórmulas?O ideal, segundo o professor Gilson Rodrigues, é entender e deduzir a maioria das fórmulas – assim, decorar se torna desnecessário. Em alguns casos, a própria questão traz a fórmula.– Às vezes, as pessoas passam 10 horas estudando fórmulas. Não faça isso, passe cinco horas tentando entendê-las – recomenda o estudante Bruno Goldani.Rodrigues diz que é interessante, no entanto, saber algumas fórmulas (entendendo, claro):
✔ Teorema de pitágoras (relação matemática entre os três lados de qualquer triângulo retângulo)✔ Semelhança de triângulos✔ Área de triângulos e retângulos✔ Área do círculo e comprimento da circunferência
O que deve cair na prova de Matemática
Alguns conteúdos que devem aparecer e como podem ser explorados:
✔ PorcentagemÉ muito comum a exigência de cálculo percentual associado à geometria. Pode ser exigido que o aluno identifique áreas de plantio de certos produtos e calcule o percentual reservado a cada produto em uma determinada área.
✔ Análise de gráficosPode aparecer em índices de inflação e até em pesquisas eleitorais.
✔ Cálculo de média, moda e medianaPode ser exigido que o candidato estabeleça uma comparação entre essas medidas ao se calcular o desempenho dos alunos de uma turma em uma certa disciplina, ou no próprio vestibular.
✔ Teoria das probabilidadesQual é a chance que cada mineiro tinha de ser escolhido para a retirada se fosse considerada alguma condição especial, tipo idade.
✔ Regra de trêsConsiderando o tempo de resgate dos 33, se esse número fosse maior ou menor, qual seria o tempo.
✔ Mineiros no ChileÉ possível aparecer alguma questão envolvendo o caso dos mineiros que passaram mais de dois meses soterrados no Chile.
✔ Geometria – A cápsula em que os mineiros foram retirados tinha o formato de um cilindro.
Nós no EnemO site eunoenem.com.br pode ajudar nos estudos. Lá, os cadastrados postam, respondem e comentam dúvidas sobre os conteúdos que podem cair na prova. Professores se cadastram também, fazem correções e criam grupos. O site pode ainda se relacionar com os perfis de Orkut, Twitter, Facebook e tem vídeos no Youtube.
* Matéria publicada no Caderno Vestibular de ZH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário