GRUPO DE ESTUDO TRABALHANDO A NOVA GEOGRAFIA... A GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES E DO ENTENDIMENTO.
sábado, 28 de março de 2009
UFRGS FAZ ALTERAÇÕES NA LISTA DE LIVROS PARA 2010...
Quatro livros foram alterados da lista de leitura obrigatória para o próximo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2010, o épico brasileiro O Uraguai, de Basílio da Gama, substituirá o português Os Lusíadas, de Camões. Os poemas do heterônimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, entram no lugar de Espumas Flutuantes, de Castro Alves. Lucíola tomou o lugar de Iracema, no romance de José de Alencar, e Memórias Póstumas de Brás Cubas o de Quincas Borba, na obra de Machado de Assis.
A nova lista encerra a renovação das 12 obras da universidade. O critério foi definido por uma resolução em vigor desde 2006, que vem alternando desde 2008 quatro obras por ano, a partir das últimas. Conforme a professora Maria Adélia Pinhal de Carlos, presidente da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), o Instituto de Letras estuda agora novas formas de atualizar as obras.
– É importante a universidade escolher obras que os alunos vão ler. Memórias Póstumas de Brás Cubas, por exemplo, é um dos maiores, e melhores, livros de ler de Machado de Assis – avalia Flávio Azevedo, professor de literatura do curso Unificado.
Outro destaque da escolha da UFRGS, conforme o professor, foi manter José de Alencar na lista, com o clássico Lucíola. Para ele, o autor é importante porque mostra ao leitor como era o Brasil romântico do século 19.
– Os poemas do heterônimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, também são os melhores e bem conhecidos dos estudantes – diz Flávio.
Embora tenha substituído as quatro primeiras obras, a lista segue a ordem cronológica de publicação.
A nova lista - O Uraguai, Basílio da Gama (*) - Lucíola, José de Alencar (*) - Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis (*) - Contos, Machado de Assis (1. O Caso da Vara, 2. Pai Contra Mãe, 3. Capítulo dos Chapéus) - O Primo Basílio, Eça de Queirós - Estrela da Vida Inteira, Manuel Bandeira - Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa (1. Mestre, Meu Mestre Querido!, 2. Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra, 3. Grandes, São os Desertos, e Tudo é Deserto, 4. Lisboa com suas Casas, 5. Todas as Cartas de Amor São, 6. Ode Triunfal, 7. Lisbon Revisited (1923), 8. Tabacaria, 9. Aniversário, 10. Poema em linha reta)(*) - Porteira Fechada, Cyro Martins - Fogo Morto, José Lins do Rego - Antes do Baile Verde, Lygia Fagundes Telles - Dois Irmãos, Milton Hatoum - Concerto Campestre, de Luiz Antonio de Assis Brasil (*) Os novos livros que integram a lista de leituras obrigatórias da UFRGS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário